O livro “Movimento, Terra e Escola: a etnografia na Educação do Campo” objetiva levar o leitor à reflexão sobre a chamada Educação do Campo no Brasil, a partir do Ethos da escola na experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Na ambivalência e ambiguidade no campo social e político dos termos “Escola Rural” e “Escola do Campo”, a autora enfrenta corajosamente o tema, procurando desvelar as limitações, as dificuldades, as contradições, as potencialidades, os avanços e os desafios da proposta educativa de um setor significativo do movimento social.

A autora, professora da Nedi/UFLA Apolliane Xavier Moreira dos Santos, apresenta ao leitor uma releitura da trajetória do MST, seguindo o eco de muitas outras vozes e tendo como eixo a organização e importância da educação no Movimento. Para realizar seu intento, a autora se embrenha por uma senda antropológica, por meio da etnografia em uma escola de um assentamento do MST no interior de Minas Gerais.

O leitor estará diante de uma pesquisa rica em detalhes sobre o cotidiano dos moradores, os processos organizativos do assentamento e as ações voltadas para a criação de uma escola. Um trabalho etnográfico, de leitura agradável, reveladora de aspectos muitas vezes silenciados pelo Estado e pela grande mídia.

Foi realizado um encontro virtual no dia 16/6/2021 para lançamento do livro. Estiveram presentes o Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo (GiraCampo) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), coordenado pela professora Alexandra Resende Campos (Ufop). Também houve a participação de estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Ufop, professoras da Educação Básica, professoras do Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA) e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), além da presença do professor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Écio Antônio Portes, que escreveu o prefácio do livro.

Link para acesso: Movimento, Terra e Escola: a etnografia na Educação do Campo

ISBN: 978-65-251-0638-0