O livro conta com dois capítulos escritos por professores do Departamento de Recursos Hídricos da Escola de Engenharia da UFLA.  No capítulo 28, “Uso de água subterrânea na agricultura irrigada”, o autor Luiz Antônio Lima aborda importantes conceitos e procedimentos para a exploração do uso da água subterrânea na agricultura irrigada, bem como aspectos sobre a qualidade dessas águas para uso na irrigação.

Em “O manejo da irrigação e o futuro da agricultura irrigada”, capítulo 4, o autor  Luiz Fernando Coutinho de Oliveira aborda aspectos do manejo da agricultura irrigada com base na demanda agrometeorológica, no balanço de água no solo e nas características fisiológicas das plantas, bem como no uso de sistemas automatizados e da técnica da irrigação deficitária controlada.

A obra “Diferentes abordagens sobre Agricultura Irrigada no Brasil” foi lançada durante a comemoração dos 120 anos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).  Durante o evento o ex-diretor da ESAL/UFLA e  ex-ministro  Alysson Paulinelli também foi reconduzido por mais um ano à cátedra Luiz de Queiroz.

Publicado: 03/6/2021