O guia traz, de maneira sucinta, dicas que orientam professores iniciantes ou com vasta experiência na área da educação a inovarem em suas práticas pedagógicas. Para esse fim, podem utilizar a tecnologia digital em suas aulas e, por meio de metodologias estruturadas, fazer com que o estudante participe do seu processo de aprendizado - as chamadas metodologias ativas. No livro, há uma lista de recursos que podem ser úteis, trazendo uma breve descrição das metodologias e focando em exemplos de aplicação de algumas delas.

O autor Alexandre José de Carvalho Silva, técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA), relata em sua obra que tem trabalhado há muitos anos com formação continuada de professores, principalmente na adoção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), utilizadas para mediar a educação. Mais recentemente, também tem trabalhado com metodologias ativas e diz que, mesmo diante de inúmeros materiais disponíveis, ainda há dificuldades de encontrar algo que tenha informações de maneira direta. Por isso, a proposta do livro é ser prático e atender aos questionamentos que surgem por meio de educadores.