O capítulo "Abordagem humanista-existencial em cuidados paliativos" integra o livro “Entre nós, há laços!” e discute as contribuições da psicologia humanista-existencial para a prática dos cuidados paliativos, fornecendo um rico arcabouço teórico para avaliar e intervir junto ao paciente e sua família.
De autoria de Katia Poles e Antônia Amanda da Silva César, o capítulo enfatiza que os cuidados paliativos podem ser entendidos como uma abordagem que promove a qualidade de vida das pessoas que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam ou limitam a continuidade da vida.
A finalidade desses cuidados é prevenir e aliviar o sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas, sejam eles físicos, sejam psicossociais, sejam espirituais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos eficazes requerem uma abordagem multidisciplinar que inclua a família e faça uso dos recursos disponíveis na comunidade, com o objetivo de garantir uma assistência integral ao paciente que necessita desse tipo de cuidado.
Neste contexto de multidisciplinaridade, o arcabouço teórico da psicologia humanista-existencial pode ser útil na compreensão das necessidades do paciente e da família, com o intuito de atender às variadas demandas apresentadas no processo de doença.
Conceitos como cuidado centrado na pessoa, empatia, congruência, aceitação incondicional, além da busca de sentido da vida são particularmente úteis nas situações em que há o confrontamento com a possibilidade de morte.
Lançamento: 2021