Esta é uma contribuição aos professores e futuros professores de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, fruto de um trabalho com base em diversas e ricas interações com professores experientes e estudantes do ensino público, educadores e teorias várias que nos constituem como seres históricos.

Estão aqui sugeridas Unidades Didáticas para o ensino-aprendizagem de Inglês, Português e Literatura em Língua Portuguesa que foram elaboradas durante o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Lavras (Pibid/UFLA) pelos estudantes e professores e educadores envolvidos e se alinham às recentes orientações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Cada seção é, ainda, enriquecida com comentários críticos de colegas pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior do país.

Sendo assim, encontram-se neste volume organizado por Tânia Regina de Souza Romero sugestões práticas para o professor de línguas do ensino fundamental que podem ser utilizadas de pronto na sala de aula.