Escrito a diversas mãos, o e-book “Divulgação Científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica” reflete o modelo e o conceito de trabalho em rede, com o objetivo de compartilhar conhecimento, experiências e boas ideias, incentivando a divulgação científica entre pesquisadores. Promove, ainda, uma reflexão sobre o fazer e o papel do profissional de comunicação pública da ciência nesse ecossistema.
A experiência da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na implantação de iniciativas de popularização da ciência por meio das coordenadorias de Comunicação Social (CCS) e de Divulgação Científica (CDC) está no relato do capítulo 5, das páginas 86 a 111, de autoria de servidores técnico-administrativos dessas coordenadorias. O capítulo traz resultados observados no período dos cinco anos posteriores ao início dos trabalhos de popularização da ciência (2016 a 2020) na área de comunicação institucional da UFLA.
Conexões de conhecimento por meio de plataformas digitais, inclusão social por meio de programas de popularização da ciência, aproximação de pesquisadores e estudantes e análise de discurso de iniciativas digitais de divulgação científica são alguns dos temas pesquisados para a escrita de outros oito artigos que compõem o e-book.
O livro foi organizado por Vanessa Fagundes (Fapemig) e Nayane Breder (Fundação Ezequiel Dias - Funed). Teve também a contribuição da UFLA na revisão dos textos, feita pelo servidor da CCS Paulo Roberto Ribeiro. A diagramação foi feita pela servidora da Funed Gracielle Ferreira Avelar.
Disponível para download: