A prática docente em nosso País pode ser muitas vezes desafiadora, mas programas institucionais de formação inicial contribuem para o empoderamento e desenvolvimento de profissionais que atuam nos espaços educativos brasileiros, seja como co-formadores, seja como futuros professores, de modo a qualificar as relações entre as universidades e as escolas de educação básica.

Programas como a Residência Pedagógica (RP) e o Programa de Iniciação à Docência (Pibid), ambos vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), são apontados como políticas públicas facilitadoras e promotoras da melhoria desses processos, contribuindo para a excelência da educação pública no País.

A partir dessa perspectiva, o livro “Formação inicial na Pedagogia: práticas alfabetizadoras no Pibid e no Programa de Residência Pedagógica” busca reunir relatos de estudantes-bolsistas e coordenadores do Pibid, bem como as experiências vivenciadas por residentes, professores e coordenadores de escolas públicas de ensino. O objetivo é entender que as ações educativas se caracterizam pela pluralidade e pela dinamicidade das práticas pedagógicas, em busca da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, especificamente, no contexto de alfabetização e letramento.

Acesse a obra gratuitamente no Repositório Institucional da UFLA.