O aumento da população mundial e o desenvolvimento econômico provocam uma demanda cada vez maior dos recursos naturais. A busca por energias limpas e renováveis impulsiona a construção de usinas hidrelétricas em todo Brasil, devido à abundância de recursos hídricos do País.
Previamente à instalação das usinas, são feitos relatórios (RIMA) e estudos de impacto ambiental (EIA). Todavia, estudos sobre a paisagem local podem ser uma ferramenta a mais nesse processo, que provoca significativo impacto ambiental ao transformar um ambiente lótico (rio) em lêntico (lago), implicando grandes movimentos de terra, deslocamento de populações ribeirinhas, migração da fauna e perda de matas ciliares, entre outros.
A partir desse cenário, o estudo desenvolvido pelo professor Silvério José Coelho é apresentado neste livro, com o objetivo de esclarecer temas relevantes sobre paisagismo, questionando a falta de legislação específica para a preservação de paisagens rurais no Brasil e apresentando uma metodologia para o estudo de locais submetidos a significativo impacto ambiental.
Acesse a obra gratuitamente no Repositório Institucional da UFLA.