A Universidade Federal de Lavras (UFLA) celebrou, nesta terça-feira (10/12), o Convênio de Apoio Institucional n° 234/2019. A iniciativa visa gerir o Termo de Execução Descentralizada n° 04/2019, firmado junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Café), com vistas a executar as ações previstas pelo Consórcio Pesquisa Café, no quadriênio 2019-2022, no âmbito da Agência de Inovação do Café (InovaCafé/UFLA).

O suporte financeiro, no valor de R$ 564.969,00, terá aplicação direta na universidade,por meio do financiamento de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutoramento. Além disso, poderá haver direcionamento à compra de materiais necessários ao desenvolvimento de pesquisas de campo e laboratórios.

Segundo o diretor da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, o convênio vai propiciar a geração de tecnologias e conhecimento. “Consolidaremos, ainda mais, a UFLA como referência estadual, nacional e mundial na área. As inovações geradas impactarão positivamente a cafeicultura com agregação de valor, redução de custos, formação de recursos humanos e geração de novos produtos”, citou.

O Consórcio Pesquisa Café é desenvolvido na UFLA desde a sua criação, em 1997. Sua última chamada pública (nº 20/2018) teve como objetivo selecionar propostas de projetos que viabilizassem ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), a fim de promover o desenvolvimento científico e tecnológico do negócio do café no Brasil. Os projetos inscritos ofereceram soluções tecnológicas para aumentar a competitividade do agronegócio do café brasileiro na economia global e ampliar a lucratividade do setor, garantindo a sua sustentabilidade.

Ascom InovaCafé

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA