Dr. David Hopkins e Tharcilla Alvarenga

A doutoranda Tharcilla Isabella Rodrigues Costa Alvarenga, do programa de pós-graduação em Zootecnia da UFLA, faz doutorado sanduíche no NSW Department of Primary Industries – Austrália. Lá, desenvolve uma pesquisa para explorar os fatores genéticos que podem produzir cordeiro com níveis mais altos de ômega 3, tornando a carne mais saudável. A matéria foi publicada pelo jornal Cowra Guardian, em sua versão impressa e on-line, e por meios locais de rádio e televisão.

Na Austrália, ela realiza o trabalho Impacto da suplementação de cordeiros com alga no metabolismo do músculo e fígado sob orientação do pesquisador David Hopkins. “A pesquisa busca compreender o metabolismo dos ácidos graxos da série ômega 3”, explica a doutoranda. O experimento consistiu na alimentação de cordeiros com DHA-Gold alga, uma fonte rica de ácidos graxos DHA e EPA. Depois, foi realizada a extração do RNA do músculo e fígado de cordeiros e as análises estão em fase de sequenciamento do RNA.

Os dois ácidos graxos são requeridos pelos departamentos de saúde humana em todo o mundo para classificar um alimento como fonte ou boa fonte de ácidos graxos poliinsaturados ômega 3. A ingestão dessa substância auxilia na diminuição dos níveis de colesterol LDL (“ruim”) e de triglicerídeos, e pode favorecer o aumento do colesterol HDL (“bom”). Para Tharcilla, “Essa pesquisa agrega grande conhecimento na minha área de estudo, uma vez que a população atual está focada em alimentação saudável, além de incorporar conhecimento na área de expressão gênica e sequenciamento de RNA, que serão úteis quando eu retornar ao Brasil”.

A primeira parte da tese (cujo tema é: Efeito da suplementação com sabões de cálcio de ácidos graxos na carne de cordeiros) foi realizada na UFLA, sob orientação do professor Juan Ramon Olalquiaga Perez e coorientação da professora Iraides Ferreira Furusho Garcia (idealizadora do projeto). O experimento foi desenvolvido com o apoio do Grupo de Apoio à Ovinocultura (GAO). Na Austrália, a doutoranda recebe uma bolsa de estudos da Capes pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior; e, durante o período de estudos no Brasil, uma bolsa de estudos do CNPq.

“A Austrália me recebeu de portas abertas e eu estou buscando aproveitar ao máximo esta experiência”, conta Tharcilla. O aprendizado vem de várias maneiras, de acordo com a doutoranda: pelo contato com o pesquisador David Hopkins, renomado especialista na área da Ciência da Carne; pela experiência laboratorial relacionada à biologia molecular e qualidade da carne; e pela prática da escrita em periódicos de impacto internacional, que requerem o conhecimento da língua inglesa.

Veja a matéria on-line aqui.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA