O que passa na sua mente quando você encontra formigas na cozinha ou na folha de uma hortaliça na horta? Repulsa, nojo, empatia, admiração? A tendência de grande parte dos brasileiros é identificar todas as formigas como praga, um erro que levou a doutoranda Mariana Rabelo, que desenvolve pesquisa em Ecologia Aplicada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a buscar desmistificar a aversão e a desinformação sobre o inseto. Assim nasceu o Projeto “Formigas em Ação”, coordenado pela professora Carla Rodrigues Ribas, responsável pelo Laboratório de Ecologia de Formigas da Universidade.
Com a colaboração de estudantes de mestrado e graduação do curso de Ciências Biológicas da UFLA, o grupo está produzindo uma série de vídeos de popularização sobre a ecologia das formigas para o público infantil. A proposta é divulgar informações sobre elas de forma lúdica, porém baseadas no conhecimento científico sobre esses organismos. O vídeo de estreia explica como elas auxiliam na dispersão de sementes. Outros esclarecem os hábitos alimentares, funções ecológicas, motivos de pertencimento ao grupo de insetos, onde vivem e a morfologia dos diferentes gêneros.
A escolha dos temas tem motivo. Mariana Rabelo conta que, embora formigas sejam um dos seres mais diversos do planeta e estejam presentes no nosso dia-a-dia, entre as principais causas do desconhecimento a respeito delas estão a representação ficcional em filmes como Vida de Inseto, que deturpa a forma física das formigas para criar uma versão humanoide. Já a professora Carla Ribas recorda que elas são associadas a pragas invasoras da cozinha em busca de açúcar e destruidoras de hortas, sobretudo em decorrência do gênero formiga-cortadeira, conhecida por levar prejuízo econômico para a agricultura brasileira.
“A visão comum é que as formigas são pragas e causam destruição, uma vez que as pessoas desconhecem os benefícios dela. Por isso, tentamos reunir nos vídeos o conhecimento científico com linguagem clara e acessível, com a intenção de suprir a falta de material de qualidade na educação básica de ensino”, conta a professora do Departamento de Ecologia e Conservação.
O certo é que as formigas exercem várias funções na natureza. “As formigas contribuem para dispersão de sementes, que o tema do primeiro vídeo, e com o controle biológico de outros animais”, explica Mariana Rabelo. Elas ainda desempenham papel importante no controle de pulgões, que muitas vezes prejudicam as plantas. Além de favorecer a polinização e a ciclagem de nutrientes, ou seja, auxilia na absorção de nutrientes disponíveis no solo. “Na etapa da micro adubação, por exemplo, ao fazer os ninhos, elas facilitam a entrada de ar e água em lugares do solo que não entrariam naturalmente, portanto, melhoram não apenas a química do solo, mas também a qualidade física dele”, informa Carla Ribas.
A pesquisadora lembra a importância das formigas para algumas comunidades: marcam presença desde ingredientes e pratos principais de receitas culinárias - esse é o caso das tanajuras na farofa - aos rituais de passagem de faixa etária para povos indígenas. Sem esquecer os benefícios para a saúde, a exemplo do uso de ácido proveniente de formiga no tratamento da sinusite.
Formigas em Ação
Para facilitar o aprendizado de forma descontraída, a personagem principal é a rainha Minerva, uma carismática formiga desenhada com todas as particularidades do gênero Ectatomma.“Não se trata de uma formiga fictícia com características humanas. Ao contrário das animações e desenhos de entretenimento, demos vida a uma formiga real, de fácil identificação pelos taxônomos. É um dos gêneros mais comuns encontrados em todo território nacional, que se vê à noite em casa ou caminhando nas árvores. Basta olhar para o vídeo que você identificará que já a viu em algum lugar”, conta a coordenadora do Laboratório de Ecologia de Formigas da Universidade.
A doutoranda, idealizadora do projeto, acrescenta: “como porta-voz das formigas, em todos os episódios, a rainha Minerva interage com alguma criança para levar a meninada a embarcar na aventura de re(conhecimento) do universo das formigas”.
Ficou curioso? Acompanhe os vídeos no canal do Youtube “Formigas em Ação”. Acesse os episódios aqui.
Pollyanna Dias, jornalista- bolsista