O projeto “Qualidade de sementes e produção de mudas de espécies florestais nativas” da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é coordenado pelo docente do Departamento de Ciências Florestais Lucas Amaral de Melo, desde 2015, com o apoio dos professores Soraya Alvarenga Botelho, Anderson Cleiton José e José Marcio Faria, assim como dos técnicos José Pedro de Oliveira, Flávia Alessandra Pinheiro Rocha Cordeiro e Silva, Olivia Alvina Tonetti e Matheus Santos Luz, com a participação de inúmeros discentes, em parceria com a Fundecc e Cemig. “Este projeto é voltado para espécies florestais arbóreas nativas, pois temos muita demanda por conhecimento acerca da silvicultura dessas espécies, que possuem interesse ecológico, como também, econômico. Nesse contexto, temos o apoio de docentes, técnicos administrativos e discentes da UFLA, tendo como estruturas básicas para tais finalidades o Laboratório de Sementes Florestais e o Viveiro Florestal da Instituição,” diz Lucas.
As sementes de espécies florestais nativas são responsáveis por manter e perenizar as mesmas na natureza, seja pela germinação natural, seja por programas de formação de mudas para a recomposição florestal. Assim, o projeto desenvolve estudos sobre as fases reprodutivas (floração e frutificação) das espécies, o melhor momento de coleta dos frutos e/ou sementes, as formas de se preparar as sementes (seja para o semeio ou mesmo visando ao armazenamento e uso futuro), e a produção de mudas e realização de plantios.
Durante esse período em que o projeto se encontra ativo, já foram coletadas sementes e também produzidas mudas de quase uma centena de espécies nativas, dando apoio às aulas práticas, favorecendo o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e demais publicações técnicas, além do apoio a outros projetos de pesquisa e extensão, tais como a disponibilização de mudas para o projeto "Plantadores de Rios em Lavras".