A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve a concessão de uma patente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pelo desenvolvimento de um processo de produção de sorvete de inhame fermentado, sem lactose e sem adição de gordura. Registrada sob o número BR 102019006305-0, a patente foi depositada em 28/03/2019, com a carta-patente concedida em 26/11/2024. Sua validade é de 20 anos a partir da data do depósito.

As responsáveis pela invenção são a pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA Nádia Nara Batista; a docente do Departamento de Biologia da UFLA Rosane Freitas Schwan; e a docente de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina (MG) Cíntia Lacerda Ramos. O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o trabalho de tese e patente foram oriundos do Programa de Ciências dos Alimentos.

A invenção foi proveniente do trabalho de tese de Nadia Nara Batista, do Programa de Ciências dos Alimentos da UFLA, e orientada pela docente do Departamento de Biologia da UFLA, Rosane Freitas Schwan; e coorientada pela docente de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina (MG), Cíntia Lacerda Ramos. O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O sorvete foi desenvolvido a partir da fermentação do inhame pela bactéria Leuconostoc lactis, criando uma alternativa nutritiva para o consumo do tubérculo. O inhame é rico em carboidratos, aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas. Sua fermentação aumenta a concentração de minerais e preserva compostos como as saponinas, que possuem propriedades anti-inflamatórias e prebióticas.

O processo patenteado oferece uma formulação diferenciada, que propõe a utilização do inhame fermentado por Leuconostoc lactis, garantindo a redução dos compostos antinutricionais — substâncias naturais que dificultam a absorção de nutrientes — presentes no inhame. Dessa forma, há maior disponibilidade de minerais além de preservar as concentrações de esteróides sapogeninas. 

A invenção tem o potencial de estimular a produção de sorvetes mais adequados às necessidades nutricionais de diferentes públicos, acompanhando a tendência de consumo de alimentos mais saudáveis e funcionais. Além disso, contribui para reduzir as perdas pós-colheita do inhame e incentiva seu maior aproveitamento na alimentação.

Interessados na compra ou no licenciamento desta tecnologia, ou em obter mais informações, podem entrar em contato com a Diretoria de Inovação e Tecnologia da UFLA (Dintec) pelos endereços eletrônicos pi.transferencia@ufla.br e dintec.prpi@ufla.br, ou pelo telefone (35) 3829-4507.

 

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA