A estudante Giovanna Gouvêa Spuri de Miranda, do curso de Engenharia de Controle e Automação, desenvolveu um equipamento capaz de desinfetar cédulas de papel-moeda por meio de raios luz ultravioleta (UV-C).

Sob a orientação do professor Wilian Soares Lacerda, do Departamento de Automática (DAT) da Escola de Engenharia, a estudante, que está no 5º período, desenvolveu um equipamento basicamente composto por uma fonte de luz ultravioleta (tipo C) de 4W de potência, temporizador digital (cronômetro), termostato (para medir/controlar a temperatura), uma chave liga e desliga e uma chave fim de curso (ela permite que a luz UV-C só acenda se a tampa do equipamento estiver fechada, já que essa luz é nociva aos humanos). Esse sistema é capaz de desinfetar o papel-moeda em aproximadamente dez minutos.

A estudante relata que foi motivada a desenvolver o sistema de desinfecção devido à pandemia da Covid-19, que reforçou a necessidade de medidas de higiene e segurança. Porém, com as recomendações de distanciamento social e de realização de atividades remotas, necessárias para conter o avanço da doença, não foi possível ainda concluir a pesquisa. “Os testes devem ser realizados em laboratórios, pois são locais seguros e evitam contaminação externa. Com os momentos de lockdown e de restrições na circulação das pessoas, tivemos que aguardar para dar continuidade ao projeto”.

Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas cinco etapas: revisão bibliográfica, projeto mecânico e eletrônico, construção do sistema e ensaios. Foram necessárias algumas mudanças no sistema ao longo de seu desenvolvimento. Na primeira versão do sistema, foi utilizada apenas a lâmpada UV-C como método de controle microbiano. Os resultados obtidos com esse primeiro protótipo não foram satisfatórios, pois o tempo para conseguir desinfetar o papel foi superior a dez minutos, o que tornaria a utilização no dia-a-dia inviável. Já na segunda versão, foi utilizada uma placa de cobre que, de acordo com a revisão bibliográfica, possui propriedades desinfetantes capazes de matar vírus, fungos e bactérias com facilidade, e acrescentou-se uma resistência elétrica para fazer o controle da temperatura e tornar o sistema mais eficiente. Todos os materiais utilizados para realização dos testes em laboratório foram cedidos pela UFLA.

Os testes foram realizados no laboratório de Biologia da UFLA. As amostras foram contaminadas por fungos Penicillium Flavigenum, e expostas ao sistema de desinfecção. Em seguida, as amostras foram colocadas em Placa de Petri com meio de cultura (preparo químico que possui nutrientes necessários para que os microrganismos de uma determinada amostra biológica se multipliquem, de forma que seja possível realizar estudos e análises laboratoriais). A partir desses testes verificou-se que o sistema foi eficiente para inativar os fungos contidos nas amostras, entretanto ainda não foi possível essa inativação em menos de três minutos, tempo máximo para viabilizar a utilização no dia a dia, tendo em vista que o sistema faz a desinfecção de uma cédula por vez.

De acordo com Giovanna, o investimento para a aquisição dos componentes do sistema é de aproximadamente R$180,00. Ainda segundo a estudante, para atingir o objetivo, o sistema ainda precisa de melhorias. Uma sugestão para testes futuros é utilizar uma lâmpada com a potência maior, de 30W ou mais, o que aumentaria significativamente o custo do sistema.

Como Giovanna ingressa agora em uma nova fase de formação, com a realização de estágio, o professor Wilian buscará dar continuidade ao projeto e implementar as melhorias necessárias com o apoio de outro estudante. “Estou procurando um novo estudante para continuar o projeto. Ele deve ter o mesmo perfil da Giovanna: prática em montagem, dedicação e curiosidade”, comenta. O estudante interessado poderá concorrer à vaga pelo o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq (PIBITI/CNPq), geralmente divulgado em maio de cada ano.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq

O programa tem como objetivo contribuir para a formação de recursos humanos que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e que se dedicam ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país. O lançamento do edital ocorre anualmente, no mês de maio. As bolsas têm duração de 12 meses, com vigência de agosto a julho. O processo seletivo é realizado pela Coordenadoria de Iniciação Científica da UFLA, vinculada à PRP, e ocorre conforme as orientações existentes no edital.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA