Foi lançado, nessa terça-feira (22/7), pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), o e-book “Divulgação Científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica”. A experiência da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na implantação de iniciativas de popularização da ciência por meio das coordenadorias de Comunicação Social (CCS) e de Divulgação Científica (CDC) está no relato do capítulo 5, das páginas 86 a 111, de autoria de servidores técnico-administrativos dessas coordenadorias. O capítulo traz resultados observados no período dos cinco anos posteriores ao início dos trabalhos de popularização da ciência (2016 a 2020) na área de comunicação institucional da UFLA.

Conexões de conhecimento por meio de plataformas digitais, inclusão social por meio de programas de popularização da ciência, aproximação de pesquisadores e estudantes e análise de discurso de iniciativas digitais de divulgação científica são alguns dos temas pesquisados para a escrita de outros oito artigos que compõem o e-book, já disponível para download gratuito no site da RMCC.

Segundo a Rede, o e-book pretende, além de incentivar a divulgação científica entre pesquisadores, também promover uma reflexão sobre o fazer e papel do profissional de comunicação pública da ciência nesse ecossistema. “Nossa expectativa é de que este livro cumpra dois objetivos: o primeiro é sua função precípua de divulgação de boas práticas de comunicação científica que relatam experiências de sucesso e, desse modo, sirva de referência para instituições e divulgadores da ciência de como fazê-la; o segundo é que possa sensibilizar as agências de fomento, assim como os governos, sobre a real importância da ciência na vida das pessoas e sobre como ela deve ser a base para o desenvolvimento robusto de uma verdadeira nação”, diz o professor Mario Neto Borges, no prefácio da obra.

Assista ao vídeo de lançamento gravado pela mentora do projeto e assessora de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), entidade berço da RMCC, Vanessa Fagundes.

O e-book foi organizado por Vanessa Fagundes (Fapemig) e Nayane Breder (Fundação Ezequiel Dias - Funed). Teve também a contribuição da UFLA na revisão de textos, feita pelo servidor da CCS Paulo Roberto Ribeiro. A diagramação foi feita pela servidora da Funed Gracielle Ferreira Avelar.

Sobre a RMCC

A Rede Mineira de Comunicação Científica foi oficialmente criada em abril de 2015, reunindo 16 profissionais de 11 entidades diferentes. Hoje, conta com 27 instituições de ciência e tecnologia, entre públicas e privadas, sediadas em diversas regiões do estado. Anualmente, a Rede promove o Fala Ciência, curso de comunicação pública da ciência, que já teve dez edições, com painéis e oficinas dos mais relevantes temas voltados para a comunicação científica, ministrados por profissionais da área, de todo o país. “No contexto da pandemia, o curso foi oferecido remotamente, abrindo oportunidade para participantes de todo o país. Lembrando que o curso é totalmente gratuito e oferece certificado”, explica a coordenação da Rede, atualmente composta pelos representantes Daniel Ovigli, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Marcus Vinícius dos Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais; Marina Andrade, do Pint of Science MG; e Nayane Breder, da Fundação Ezequiel Dias.

Acesse o e-book:

Flipbook (prévia): https://flipbookpdf.net/web/site/7e151367be15249f19fe13b04c5bdc557eb00f11202206.pdf.html

Arquivo Epub: https://drive.google.com/file/d/1U3bA50bjyAfs3hMUSfmkkA-CzZ9Y66jl/view?usp=sharing

Livro em PDF

Texto produzido com trechos do release da RMCC

 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA