A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve destaque em dois importantes rankings internacionais divulgados nesta semana. A Instituição conta com oito pesquisadores entre os mais influentes do mundo, segundo a Stanford University, e dez cientistas entre os 100 mil mais produtivos do mundo, de acordo com a AD Scientific Index.

Para o pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor Luciano José Pereira, "o fato dos rankings utilizarem diferentes métricas e termos a presença de nossos pesquisadores em ambos indica que nossos servidores estão publicando trabalhos de alta qualidade e estão sendo reconhecidos e citados por seus pares nas diversas áreas do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento da sociedade”. 

Os pesquisadores mais influentes do mundo, segundo a Stanford University

A lista de pesquisadores mais influentes do mundo em 2021, elaborada pela Stanford University, traz oito professores da UFLA. O levantamento reúne 2% dos cientistas mais influentes do mundo. A publicação utiliza como critério principal o número de citações dos trabalhos dos cientistas na Base de dados Scopus; essa atualização incluiu 195.656 pesquisadores de todo o mundo, sendo 844 brasileiros. A avaliação contém duas modalidades, sendo a primeira a que considera toda a carreira do pesquisador e a segunda, o ano anterior (no caso dessa atualização, o ano de 2021).

A UFLA apresenta três pesquisadores na lista de toda a carreira: 1º Daniel Furtado Ferreira (Estatística), 2º Rosane Freitas Schwan (Biologia) e 3º Fátima Maria de Souza Moreira (Ciência do Solo), e oito cientistas na lista último ano: 1º Daniel Furtado Ferreira (Estatística), 2º Rosane Freitas Schwan (Biologia), 3º Cleiton Antonio Nunes (Ciência dos Alimentos), 4º Gustavo Henrique Denzin Tonoli (Ciências Florestais), 5º Luciano José Pereira (Ciências da Saúde), 6º Paulo dos Santos Pompéu (Ecologia e Conservação), 7º Fátima Maria de Souza Moreira (Ciência do Solo), e 8º Rodrigo Lopes Ferreira (Ecologia e Conservação).

Ranking da Stanford

Os pesquisadores mais produtivos do mundo, de acordo com a AD Scientific Index

Dez pesquisadores da UFLA estão entre os 100 mil cientistas mais produtivos do mundo, de acordo com outra plataforma- a AD Scientific Index. O Ranking Mundial de Cientistas e Universidades se baseia no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cientistas individuais. Além disso, fornece a classificação e avaliação de cientistas em disciplinas e ramos acadêmicos, incluindo 19.500 universidades e 216 países. Nesta edição, a classificação incluiu 221 pesquisadores da UFLA.

Os professores da UFLA classificados entre os “top 100 mil pesquisadores” são: 1º Nilton Curi (Ciência do Solo), 2º Rosane Freitas Schwan (Biologia), 3º Fátima Maria de Souza Moreira (Ciência do Solo), 4º Luiz Roberto Guimarães Guilherme (Ciência do Solo), 5º Daniel Furtado Ferreira (Estatística), 6º Luciano José Pereira (Ciências da Saúde), 7º Júlio Louzada (Ecologia e Conservação), 8º Carlos Rogério de Mello (Recursos Hídricos), 9º Soraia Vilela Borges (Ciência dos Alimentos) e 10º Paulo dos Santos Pompéu (Ecologia e Conservação).

Segundo o pró-reitor de Pesquisa da UFLA, “a Universidade mais uma vez apresentou desempenho de destaque na atualização do ranking AD, incluindo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Trata-se de um importante indicador, para a sociedade, da relevância das pesquisas realizadas na UFLA no cenário internacional”.

O material, desenvolvido pelos professores Murat Alper e Cihan Döğer, usa o total e os valores dos últimos cinco anos do índice i10 (número de publicações com, no mínimo, 10 citações), índice h (proposto para quantificar a produtividade e o impacto de pesquisas individuais ou em grupos, baseando-se nos artigos mais citados) e pontuações de citação no Google Scholar.

Os índices mostram tanto a evolução da atuação individual do cientista, quanto os reflexos das políticas institucionais das universidades no quadro científico geral. A responsável pelo material, AD Scientific Index, é uma organização independente.

Ranking da AD Scientific Index

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA