Por Paulo Ricardo da Silva
Professor do Departamento de Química (DQI)
Muitas pessoas já devem ter se questionado (uma, duas, três ou várias vezes) o motivo de estudar Ciências, por várias questões: a Ciência é difícil, é para nerds, possui muitas fórmulas, exige muita “decoreba”, não tem uso ou aplicação no dia a dia, enfim, podemos elencar uma série de motivos contrários ou negativos. Adicionalmente, somos bombardeados com informações publicadas nas mais diversas plataformas de comunicação, que evidenciam aspectos no mínimo controversos, muitas vezes negativos ligados à Ciência ou a quem atua profissionalmente nessa área. Quem não se lembra de Walter White, químico e professor de Química da série Breaking Bad, que, com seu conhecimento, enriqueceu, provocou tantas mortes e danos à sociedade à custa da produção e comercialização de metanfetamina? Ou então dos desenhos Dexter e Pink e Cérebro?
Ao contrário do que muitos pensam, para ser cientista não é necessário ser uma pessoa de idade avançada. Óculos e jaleco não são objetos que nos acompanham 24 horas por dia. Somos pessoas iguais às demais, frequentamos supermercados, shoppings, academias, praticamos esportes... O que nos diferencia é o campo de estudo e de trabalho que escolhemos para atuar como profissionais, assim como qualquer outra profissão que possui suas características e importância. Apesar dos vários aspectos negativos ou equivocados divulgados a respeito da Ciência que podem, inclusive, gerar os questionamentos citados no início desse texto, a Ciência deve ser compreendida para além de “uma vilã para a sociedade”.
Vamos analisar o caso da bomba atômica. A primeira impressão que muitas pessoas constroem geralmente é “A Ciência é ruim, olha o que uma bomba atômica causa de estragos no mundo”. Porém, na maioria das vezes, não temos a oportunidade de discutir, por exemplo, questões como: a Ciência foi a responsável pelo lançamento das bombas atômicas e pelos diversos estragos por elas causados? Quem tomou a decisão de lançar as bombas atômicas? Qual o conhecimento envolvido na produção de uma bomba atômica? Avaliando essa última questão, podemos dizer, de forma simplificada, que a bomba atômica diz respeito ao conhecimento e controle da produção de energia nuclear (aquela que é gerada a partir de processos de fissão - quebra - ou fusão de núcleos atômicos). Esse mesmo conhecimento é empregado em usinas termonucleares, que convertem energia nuclear e energia elétrica, podendo abastecer nossas casas, por exemplo; ou então em alimentos, para matar possíveis microrganismos neles, deixando-os mais adequados para nosso consumo. O que eu quero defender é a ideia de que a Ciência não é necessariamente ruim, ou sempre resolverá todos os nossos problemas assim que eles surgem; o (bom ou mau) uso do conhecimento científico é influenciado pelas pessoas que têm acesso a esse conhecimento. Por isso é importante divulgar e difundir os conhecimentos produzidos na Universidade para a sociedade, para que mais pessoas tenham a chance de entender melhor o que acontece e se posicionar.
Tomemos o exemplo da Química: essa Ciência é uma forma de olhar para o mundo e de explicar várias coisas ao nosso redor, por meio de uma linguagem própria (quem sabe o que significa H2O?), métodos próprios, usando teorias e abstrações, ou seja, aquilo que não conseguimos acessar com nossos sentidos. Além disso, todo esse conhecimento acumulado e associado a outras Ciências permite-nos fazer previsões, antecipações e manipulações com o que nos cerca.
Aprender Química é mais do que somente aprender conceitos químicos, como os elementos da Tabela Periódica, ou fazer cálculos de concentração de soluções, é mergulhar em uma nova cultura, em novas formas de compreensão e explicação de nosso mundo. Também abre possibilidades para atuarmos em condições plenas de cidadania, podendo opinar de forma coerente em assuntos de interesse público e que envolvam a Ciência; diz respeito também à tomada de decisões mais bem fundamentadas que afetam diretamente nossas vidas e de outras pessoas; permite ir ao mercado e comparar produtos não somente pelo preço, mas também por sua composição; aprender Química (e Ciência) permite ligar o "desconfiômetro" ao receber vídeos no whatsapp com curas milagrosas...
Portanto, é importante divulgar e difundir a Ciência para a população, mostrando que ela é um empreendimento humano, necessita de tempo, investimentos e, principalmente, é uma maneira de auxiliar o desenvolvimento de uma sociedade, tanto individual como coletivamente.
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