O e-book “As práticas mais transformadoras do Prêmio Educador Transformador 2024” reúne os 35 projetos finalistas da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador. O objetivo é ser uma fonte de inspiração para outros educadores que acreditam na pedagogia de projetos e na educação transformadora. A obra foi organizada pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, e é dividida em sete capítulos, correspondentes às categorias contempladas pelo Prêmio: Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior.

Representando a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está o projeto “Práticas empreendedoras: experiências cooperativas e criativas na escola“, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi desenvolvido pelo estudante do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA) Diego Pereira Costa, pela professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA) Daniela Meirelles Andrade e pela professora de Língua Portuguesa Aline Carvalho Veiga, e executado na Escola Estadual Dora Matarazzo, em Lavras (MG). O projeto contou com a parceria do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (Niesp/UFLA), da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA), entre outros colaboradores.

A questão motivadora do projeto foi como o empreendedorismo pode ser integrado ao currículo pedagógico para promover o pensamento crítico na educação. A principal metodologia utilizada para o processo criativo foi o Design Thinking (DT), com o intuito de transformar ideias em possíveis protótipos e experimentos, já que o DT estimula o estudante à curiosidade e à criatividade por meio da participação e da interação. Outras metodologias aplicadas no projeto foram questionários, oficinas, palestras e ferramentas, como o Tabuleiro Empreendedor.

O projeto alcançou resultados bastante interessantes, como o estímulo à colaboração e ao entendimento mútuo entre os estudantes, o incentivo à inovação e à reflexão crítica, além de ter fomentado o autoconhecimento dos participantes para a construção de um projeto de vida significativo.

Para saber mais, acesse o e-book gratuitamente.