O objetivo do livro é apresentar parte da diversidade de espécies de formigas conhecidas pela ciência, suas variedades de formas, cores, tamanhos, estratégias de vida, além das inúmeras funções que desempenham na natureza. Todas as espécies presentes na obra ocorrem no Brasil e são apresentadas juntamente com seu nome científico e seu nome popular, além de algumas curiosidades. É um livro especialmente voltado ao público infantil, e possui imagens para colorir.

Das espécies relatadas no livro, algumas foram nomeadas por pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, que também são apresentados no decorrer da obra.  Durante a leitura, algumas palavras podem ser novas; logo, elas estarão sublinhadas e suas definições podem ser encontradas no glossário presente no final do livro.

A obra é organizada e idealizada pela doutoranda da UFLA Marília Costa, e faz parte de uma pesquisa desenvolvida por cientistas do Laboratório de Ecologia de Formigas da Universidade Federal de Lavras (LEF/UFLA), em parceria com laboratórios de outras instituições públicas de ensino superior que também trabalham com formigas: Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade de São Paulo (USP).

Participe do questionário e, ao final, faça o download do livro em formato de PDF.