Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.

A interação entre Universidade e Empresas

Ler matéria

Concursos de Qualidade de café foram fundamentais para o desenvolvimento do mercado de cafés especiais no Brasil e no mundo, destaca pesquisa da UFLA

Ler matéria

Pesquisa inovadora realizada na UFLA coloca em destaque produção de cafés fermentados especiais do Brasil

Ler matéria

Pesquisa sobre renda do produtor rural é destaque no G1 Sul de Minas

Ler matéria

Pesquisadora da UFLA apresenta trabalho sobre Inteligência Competitiva na cadeia do café em seminário na USP

Ler matéria

Pesquisa do Departamento de Administração aponta que azeite de oliva produzido em Maria da Fé tem grande aceitação no mercado

Ler matéria

Pesquisador da UFLA trata de comércio direto entre cafeicultores e torrefadores/cafeterias

Ler matéria

Minas segue líder na produção de café – pesquisas embasam o sucesso da cafeicultura

Ler matéria

Pesquisador da UFLA aponta influência dos fatores institucionais em economias cafeeiras do Brasil e do mundo

Ler matéria

UFLA na mídia: pesquisa sobre o perfil de cafeicultores do sul de minas é destaque no G1 e na EPTV

Ler matéria

UFLA na mídia: pesquisa da UFLA sobre perfil do consumidor de café especial foi destaque na última semana

Ler matéria

Pesquisa avalia custos na cafeicultura conforme tipo de produção

Ler matéria


Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA