A pesquisa documental a respeito da “Congada em Lavras e em outras cidades de Minas Gerais” está sendo desenvolvida desde o ano de 2019 na UFLA, pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Formação Docente (INTERFUFLA), sob a coordenação da professora Elaine das Graças Frade, em parceria com a Università Degli Studi Di Roma “Tor Vergata”, representada pelo pesquisador Ewerton de Brito Fernandes Lopes, coorientador.
Um dos objetivos principais da pesquisa é realizar um estudo documental em fontes digitais, impressas e orais a respeito da manifestação cultural das congadas na cidade de Lavras e em outras cidades do estado de Minas Gerais, para subsidiar a ampliação do registro de informações relevantes que, futuramente, poderão compor uma publicação em jornais ou em revistas científicas, em apoio às ações da Associação Mineira de Educação Patrimonial (AMCEP), que firmou recentemente convênio de estágio com a UFLA para estudantes de graduação.
A pesquisa se apoia no tripé da universidade: no ensino, com as aulas para estudantes de graduação; na pesquisa, com as atividades do INTERUFLA; e na extensão, com cursos de formação em Educação Patrimonial, Pedagogia e Interdisciplinaridade.
A turma do 4º período do curso de Pedagogia realizou parte da pesquisa sobre a Congada no semestre de 2020.2, na disciplina de Metodologia do Ensino de História e Geografia, construindo 37 portfólios, nos quais foram registrados os documentos encontrados em 14 cidades do estado de Minas Gerias e 1 em outro estado.
O INTERUFLA também produziu material didático - livro infanto juvenil "O Mito do Rosário", que está em edição.

Foto: Ewerton de Brito Fernandes Lopes