O almeirão-de-árvore é uma hortaliça folhosa não convencional da família Asteraceae. É cultivada em várias regiões do país, presente de Norte a Sul, podendo alcançar mais de 2 m de altura. As variações morfológicas, especialmente relacionadas às folhas, despertaram o interesse em caracterizar quatro morfotipos de almeirão-de-árvore quanto aos caracteres nutricionais, anatômicos, fenológicos e citogenéticos, devido a divergências encontradas em sua nomenclatura científica. A espécie foi denominada como Lactuca aff. canadensis (aff=afim de) pela proximidade, apesar de ter apresentado caracteres citogenéticos discrepantes da espécie mencionada. Foi descoberto um potencial muito grande para utilização na alimentação, por ter apresentado características de uma planta altamente nutritiva e propriedades de um alimento funcional, com destaque para compostos antioxidantes como vitamina C, compostos fenólicos, proteínas e minerais. Contudo, são plantas que podem contribuir para a segurança alimentar.

Os estudos ainda necessitam de abordagens complementares para determinar a nomenclatura científica correta por meio de técnicas moleculares ou afins. Além disso, estudos para avaliar a biodisponibilidade dos nutrientes e identificar os efeitos no organismo de maior importância. E como principal objetivo avançar a seleção dos materiais genéticos para lançar pelo menos uma cultivar comercial, com características produtivas bem definidas.

Foto: Ramon Avelar