Liliane Franciole Frazão
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Administração da UFLA

A sociedade está cada vez mais preocupada em se desenvolver de maneira sustentável e tem pressionado as organizações, especialmente as grandes corporações, a agirem de maneira ativa em prol deste desenvolvimento sustentável. Mas como saber o que essas grandes corporações estão fazendo para promover a sustentabilidade? Onde podemos encontrar informações sobre as ações sustentáveis dessas empresas? Você já pensou sobre isso?

Antes de falar sobre a atuação das grandes empresas, vamos entender o que é desenvolvimento sustentável? O conceito mais aceito foi apresentado em um relatório publicado pela Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas, em 1987, e afirma que o desenvolvimento sustentável está ligado à capacidade da humanidade de se desenvolver de maneira sustentável, atendendo às necessidades presentes sem comprometer a capacidade de gerações futuras de atender às suas necessidades.

Uma fonte de informação que pode ser utilizada para acompanhar as notícias sobre sustentabilidade é justamente o site das empresas. Com isso em mente, desenvolvi, em parceria com as professoras Mônica Capelle e Cristina Calegario, uma pesquisa para analisar o conteúdo das publicações realizadas por 13 grandes empresas latino-americanas. Foram analisadas quase 700 notícias de empresas de sete países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá e Peru). O critério para a análise de conteúdo das notícias foram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nessa pesquisa, identificamos que as empresas atuantes em setores controversos (aqueles que têm potencial de causar impactos negativos na sociedade) apresentaram mais diversidade de temas em suas notícias. Já os temas abordados pelo maior número de empresas foram Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8), Igualdade de Gênero e Diversidade (ODS 5), Governança e Instituições Eficazes (ODS 16) e Prêmios e Reconhecimentos.

As notícias abordavam diferentes ações realizadas pelas organizações estudadas. Por exemplo, uma das notícias analisadas tratava de um programa implementado pela multinacional colombiana Isa, do setor de energia, que lançou uma escola para formação de mão de obra feminina para atuação na manutenção de linhas de transmissão elétrica (área de atuação predominantemente masculina). Já uma outra notícia, publicada pela empresa panamenha Copa Airlines, tratava do incentivo dado pela empresa à Academia Latinoamericana de Aviación Superior (ALAS) para a formação de jovens panamenhos como pilotos comerciais.

Também foram identificadas notícias sobre inovação; expansão das atividades produtivas e obtenção de resultados econômicos positivos; geração de empregos, elaboração, publicação e divulgação de Políticas Internas relacionadas a temas de sustentabilidade; cumprimento de normas, regulamentos e acordos judiciais; publicação de relatórios de sustentabilidade e participação em índices de sustentabilidade.

Em outras palavras, as notícias publicadas pelas empresas em seus sites corporativos abordam diversos temas e podem ser utilizadas como fonte de informação rápida e direta para o acompanhamento das ações realizadas pelas organizações. A partir dessas informações, os consumidores e entidades públicas podem pressionar as empresas a realmente atuarem de maneira sustentável.

Isso é muito importante em um contexto em que a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais destaque e relevância em nosso dia a dia. E aí, vamos começar a acompanhar as notícias publicadas pelas empresas que produzem o que consumimos? Se você quiser mais informações sobre como fazer isso, entre em contato pelo e-mail liliane.frazao2@estudante.ufla.br.

Texto elaborado como requisito da disciplina Comunicação Pública da Ciência

Os conteúdos e opiniões apresentados nos artigos desta seção são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não correspondem à posição institucional da UFLA. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.