O Portal da Ciência é um espaço virtual de referência sobre o conhecimento científico gerado na UFLA, que apresenta um rico acervo de divulgação das produções científicas da Universidade, na forma de reportagens multimídia, vídeos, artigos de opinião, entre outros.

Conheça as seções abertas à participação e saiba como colaborar:


Ciência em Imagem

Galeria de registros fotográficos de pesquisas desenvolvidas na UFLA. As fotos devem estar na posição horizontal e possuir resolução mínima de 800x600 pixels.


Questionários

O portal passa a atender uma demanda recorrente de pesquisadores da UFLA, que ainda não era possível contemplar em outros canais institucionais: a divulgação de questionários de pesquisa para  participação da comunidade acadêmica. Para a divulgação, é necessário encaminhar breve resumo sobre o questionário, instruções de preenchimento, link para o questionário e período de divulgação.


Opinião

O portal aceita, em fluxo contínuo, artigos de opinião sobre temas científicos assinados pela comunidade acadêmica da UFLA (docentes, técnicos e estudantes). A autoria pode ser individual ou coletiva, desde que um dos autores possua, no mínimo, o título de mestre. O texto será submetido à avaliação do Comitê Editorial do portal, que julgará a pertinência de publicação com base nos seguintes critérios

  • Originalidade, com rastreamento de plágios
  • Adequação ao gênero textual opinativo
  • Abordagem de temas de interesse da comunidade científica ou da sociedade em geral, relativos a pesquisas científicas.

O Comitê pode aprovar ou não a publicação, recomendando alterações quando julgar pertinente.


Livros da comunidade UFLA

A seção reúne livros publicados por pesquisadores da UFLA e encontra-se aberta à colaboração de toda a comunidade acadêmica.


Reportagens

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.
  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.
  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.
  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.
  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.
  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.
  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Todas as sugestões de conteúdo da comunidade acadêmica devem ser encaminhadas pelo Suporte(http://suporte.ufla.br/comunicacao). Membros da comunidade externa podem enviar sugestões para comunicacao@ufla.br . A equipe de Comunicação da UFLA avaliará as sugestões, conforme as instruções.