Projeto em parceria com a Prefeitura permite intervenções para garantir alimentação saudável

Estudos mostram que a falta de vitaminas e minerais na alimentação de crianças influencia o rendimento escolar. Com a carência alimentar e nutricional, os alunos se distraem mais facilmente, dormem durante as aulas e demonstram pouco interesse por situações rotineiras. Além disso, o baixo peso também traz prejuízos à saúde e pode acarretar uma desnutrição crônica. Devido a essa problemática, estudantes, professores e especialistas em diversas áreas uniram esforços para analisar os fatores socioeconômicos relacionados ao consumo alimentar e a condição de insegurança alimentar e nutricional de crianças na fase pré-escolar em Lavras. Os resultados mostram, por exemplo, que 16,9% das crianças que passaram pela pesquisa possuíam deficiência de ferro e 22,7% estavam com sobrepeso.

Nessa fase pré-escolar, muitas crianças permanecem por longos períodos nas escolas ou creches, que acabam exercendo impactos relevantes em suas vidas. O nutricionista Luiz Felipe de Paiva Lourenção, do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciências da Saúde da UFLA (DSA), salienta que “as instituições públicas de Educação Infantil não possuem apenas caráter assistencial, consequência das transformações socioeconômicas atuais, mas também espaços formadores de saúde e educação”. E esse acompanhamento nutricional adequado na infância é fundamental para um completo crescimento.

Ainda de acordo com o pesquisador, sabe-se que as creches públicas abrigam crianças de diferentes contextos sociais, mas, principalmente, aquelas que apresentam uma maior vulnerabilidade e, em sua maioria, têm acesso a uma alimentação saudável somente quando estão nesses ambientes. “Precisamos trabalhar e unir esforços para que as crianças tenham uma alimentação adequada e que possam se desenvolver com saúde, visto que a má nutrição compromete o desenvolvimento e o crescimento infantil de forma integral. E promover programas voltados aos servidores, que atuam diretamente com as crianças, gera um impacto relevante para a qualidade de vida e o desenvolvimento delas”, enfatiza.

Luiz Felipe explica que as informações referentes às crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Lavras foram obtidas por meio de um questionário de qualidade e frequência alimentar, preenchido pelas famílias; do acompanhamento de um nutricionista, que verificou as medidas de peso e estatura; e, em um terceiro momento, da coleta sanguínea para exames laboratoriais. Tudo foi feito com a autorização das Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Lavras, além dos pais e responsáveis.

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A professora do Departamento de Ciências da Saúde da UFLA (DSA) e também orientadora do projeto, Stela Márcia Pereira-Dourado, explica que “uma parcela relevante das crianças investigadas se encontra sob insegurança alimentar e tais dados demonstram a necessidade de intervenções de cunho educativo e preventivo, evitando, assim, repercussões negativas tanto no crescimento quanto no desenvolvimento do indivíduo”. 

O PONTA-PÉ INICIAL

Ao final da pesquisa, observou-se a importância de desenvolver um programa de treinamento e capacitação que envolvesse os servidores que trabalham nos centros municipais de Educação Infantil. Assim, foram ofertados dois módulos: um curso de qualificação e aperfeiçoamento de conhecimentos nutricionais e atualização sobre a alimentação infantil; e outro com atividades propostas pela Jornada de Educação Alimentar e Nutricional.

O curso Promoção da Saúde e a Prática Pedagógica na Educação Infantil foi realizado por profissionais capacitados das áreas médica e nutricional, contando com a  colaboração da professora do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) Miriam Monteiro de Castro Graciano, em parceria com a Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade) e a Diretoria de Educação a Distância (Dired) da UFLA. A capacitação foi dividida em duas etapas: uma de atualização em alimentação e nutrição na educação infantil e outra de educação alimentar e nutricional dentro do ambiente escolar. Já as atividades da Jornada abordaram temas como: comida de verdade na escola; promoção da alimentação adequada e saudável no currículo escolar; propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil e envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!

Segundo a professora Stela, mais de 200 servidores municipais participaram efetivamente do programa. “Eles serão nossos agentes multiplicadores do conhecimento e, assim, podem colaborar com a qualidade de vida das crianças que estão sob os seus cuidados. Projetos assim têm promovido a interação da Universidade com a sociedade, levando os conhecimentos gerados dentro da Instituição”, finalizou. Ainda, em 2019, foi realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde de Lavras a oferta do Curso de Atualização em Alimentação e Nutrição Infantil na Atenção Primária à Saúde, pelo nutricionista Luiz Felipe e pela professora Miriam Graciano, para cerca de cem servidores alocados nas 17 Unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), enfatizando temas de importância ao acompanhamento pediátrico na Atenção Primária. Também foram entregues os resultados dos exames de sangue das crianças pertencentes a cada território e a elaboração de um plano de ação para a formulação de estratégias de acompanhamento e monitoramento das deficiências encontradas junto aos CMEI’s.

 

Texto: Caroline Batista – Bolsista Comunicação / UFLA

Edição do vídeo: Eder Spuri – Comunicação / UFLA

 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



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