Professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) avaliam como a inserção de temas transversais, com ênfase na educação ambiental, no currículo dos estudantes de graduação contribui para a formação cidadã dos futuros profissionais. O estudo analisou desde a organização institucional até o contexto da sala de aula.

“À universidade cabe a responsabilidade de ampliar o debate e as investigações acerca de temas que fomentem e, de fato, oportunizem, além da formação profissional, uma formação comprometida com a cidadania e com o desenvolvimento integral dos estudantes de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Martins Ximenes.

A UFLA é uma instituição que prioriza os valores ambientais, com uma política institucional que visa ao desenvolvimento de pesquisas para o aperfeiçoamento de ações que objetivam as questões ambientais. Essas iniciativas vão além das questões institucionais, pois há uma preocupação com a formação dos estudantes da graduação enquanto futuros profissionais. Os cursos possuem propostas pedagógicas que incluem discussões ambientais, que desenvolvem nos estudantes uma postura crítica diante da realidade.

“Nessa perspectiva, os cursos de graduação assumem o compromisso de uma formação que contemple a complexidade e o desafio da sustentabilidade do trabalho com a Educação Ambiental nas diferentes áreas do conhecimento. Isso implica a reformulação ética dos discursos e de atitudes para a abordagem crítica e contextualizada, de modo a não se inscrever numa fala ideologicamente vazia ou utópica”, explica o professor Marco Antonio Villarta-Neder, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL).

Um projeto desenvolvido no curso de Licenciatura em Letras realiza atividades por meio de registro fotográfico de ambientes preservados e de ambientes que sofreram impactos, priorizando localidades próximas aos estudantes. A atividade possibilita aos estudantes conhecerem e compartilharem as percepções dos ambientes vivenciados, tendo trocas de experiências e proporcionando um olhar crítico de sua realidade, mas também do coletivo, diante dos problemas ambientais apresentados.

“Por isso, a abordagem deve considerar as problemáticas globais, suas inter-relações, valorizar o diálogo e a cooperação entre indivíduos, instituições e culturas, considerar as diferenças sociais e outras relações que promovam a construção de novas formas de pensar e agir dos cidadãos entre si e com a natureza”, ressalta a professora Helena Maria Ferreira, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL).

Os pesquisadores destacam a importância da formação dos estudantes do curso de licenciatura. Como eles serão futuros professores, terão a responsabilidade de oportunizar às crianças, jovens e adultos a aprendizagem dos saberes que construíram durante a graduação, fazendo com que eles tenham um olhar crítico em relação às questões ambientais que estão a sua volta.

“O diálogo com as questões ambientais ocorrem em diferentes cursos por meio de iniciativas articuladas de ensino, pesquisa e extensão. Exemplo disso são iniciativas como a do Curso de Engenharia Civil que vem desenvolvendo projetos de estruturação de moradias sustentáveis ou ainda do Curso de Pedagogia que por meio de diferentes ações extensionistas realizadas  na brinquedoteca do curso, tem dado ênfase a valorização ao meio ambiente a partir de formações para graduandos e pós-graduando em educação sobre a relação direta entre o brincar e a natureza, priorizando uma educação sensível e eticamente responsável.  , destaca a professora Francine de Paulo Martins Lima, do Departamento de Educação (DED).

Os professores também apresentam em seu trabalho ações realizadas pela UFLA, cujo desenvolvimento de pesquisas objetiva ao aperfeiçoamento de ações/tecnologias de preservação e de ações concretas, como estações de tratamento de água e esgoto, tratamento de resíduos químicos, manejo de energia e proteção de matas ciliares, bem como a economia de recursos públicos gerada por essas iniciativas.

Reportagem: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig

Edição do vídeo: Sérgio Augusto - Editor/Dcom

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA