A pandemia causada pelo coronavírus trouxe à tona grandes desafios ao ensino superior e básico. Durante séculos, o modelo educacional brasileiro se consolidou em meio ao escasso uso de tecnologia e centralidade na figura do professor. Depois de oito meses de ensino remoto, uma das principais dificuldades para a adaptação dos professores, estudantes e escolas continua sendo ministrar aulas práticas.  Um entrave que o professor e pesquisador do Departamento de Ciência Exatas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na área de Ensino de Física, Ulisses Azevedo Leitão, superou com uma inovação.

Para garantir o aprendizado prático da Física em laboratório, o docente criou o RLab, um laboratório remoto. O sistema é composto por chips, placas, lâmpadas e outras tecnologias que, aliadas e conectadas à programação, reproduzem a experiência de um laboratório real. Basta o estudante ter acesso à internet para testar conceitos da Física, com experimentos de termodinâmica e eletricidade. 

“O projeto prova que algumas atividades experimentais podem ser executadas em ensino a distância. Com o laboratório remoto, o estudante opera o laboratório de casa. Ao realizar um comando, por exemplo aplicar uma tensão num circuito elétrico ou ligar o aquecimento em um Calorímetro, o mecanismo executa a ação. O estudante acompanha o que está ocorrendo no Laboratório, que manda imagens em tempo real, apresenta os gráficos, bem como os dados do experimento realizado para análise do estudante, exatamente como numa prática de laboratório presencial”, explica Ulisses Azevedo Leitão. 

O protótipo vem sendo usado por estudantes de Licenciatura em Física da UFLA, além de estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares em Nova Serrana e em Lavras. Com interface simples e didática, eles já desenvolveram experimentos de medidas de corrente elétrica em função da diferença de potencial elétrico medido por resistores (Lei de Ohm), medida de descarga de um capacitor em um circuito RC e medidas de calor específico, medindo a resposta de substâncias ao calor.

“O próximo passo é criar um robô que permite trabalhar conceitos da Física que envolvem movimento, como filmar uma caneta caindo. Para cada experimento, é preciso fazer laboratório diferente”, ressaltou o professor, que vem correndo contra o tempo desde abril devido à urgência de preparar aulas interativas, criar didática que mantenha a concentração e garantir o aprendizado. 

Mais opção

O ensino remoto virou única opção. Educadores se desdobram no país inteiro com técnicas à disposição. Uma delas é o envio de kits itinerantes para casa dos estudantes. “Eles não vencem o drama causado na educação durante o isolamento porque o aluno faz o experimento sozinho. Contudo, ninguém aprende sozinho. É da interação social que acontece a aprendizagem”, afirma o docente. 

Por isso, o projeto RLab possibilita que os estudantes trabalhem em conjunto. “Nossa alternativa reproduz uma experiência real em laboratório, em que soluções e problemas reais são feitos a distância, com a interação via chat entre alunos e professor. Pelo bate-papo, alguém pode dar o comando enquanto o outro acompanha o que está acontecendo”, conta o professor Ulisses Azevedo Leitão, da área de Ensino de Física.

 

 

Reportagem: Pollyanna Dias, jornalista- bolsista 

Edição do vídeo: Eder Spuri – Comunicação / UFLA   

 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA