As tecnologias usualmente utilizadas na Educação a Distância (EaD) podem ser aliadas também dos professores da educação básica. Motivado por essa ideia, o servidor do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras (Cead/UFLA) Alexandre Carvalho Silva trabalhou em um projeto de mestrado que resultou na criação da Comunidade Landell. Trata-se de um ambiente virtual em que os professores de ensino fundamental e médio podem disponibilizar conteúdos, propor atividades e incentivar a produção compartilhada de conhecimento entre os alunos, de forma a complementar o processo iniciado em sala de aula.

A dissertação que embasa o projeto foi defendida em 26/11, sob orientação do professor Ronei Martins, no Mestrado Profissional em Educação (Departamento de Educação – DED/UFLA). Além da importância acadêmica do trabalho, há o ganho social gerado por ele: os recursos da Comunidade Landell estão disponíveis para que professores interessados comecem a utilizá-los. De acordo com o professor Ronei, a estrutura tecnológica instalada hoje para o projeto é limitada, mas suficiente para que alguns professores tenham acesso. “Vamos buscar estabelecer parcerias e criar meios de ampliar a infraestrutura, para que, então, possamos oferecer a plataforma em larga escala, atendendo a municípios, estados e escolas em geral”, explica.

Da esp. p/ a dir.: prof. Vanderlei Barbosa (DED), Alexandre, prof. Ronei e prof. Hélio Lemes (Unifal) – em 26/11 (defesa da dissertação).

Alexandre iniciou seus trabalhos buscando identificar publicações que fizessem análises teóricas sobre modelos de ensino que mesclassem ferramentas da educação presencial com as da educação a distância no nível básico de ensino, e descobriu que, no Brasil, há uma lacuna de produções na área. Seguiu com a pesquisa, analisando cerca de cem softwares destinados a constituir ambiente virtual de aprendizagem, no intuito de selecionar aquele mais adequado para utilização no ensino fundamental e médio. Considerando critérios como gratuidade, existência de versão em português e disponibilidade de atualizações, a análise comparativa determinou a opção pelo Moodle como base para criação da Comunidade Landell.

Sobre a Comunidade Landell

Estruturado com poucas categorias, o ambiente virtual da Comunidade pode ser facilmente utilizado por pessoas com habilidades básicas em tecnologia da informação. O nome que recebeu é uma homenagem ao padre e pesquisador Roberto Landell de Moura, responsável pelas primeiras experiências com a comunicação a distância, precursoras do telefone e do rádio, que contribuíram para o desenvolvimento tecnológico nessa área.

Além de oferecer as ferramentas necessárias ao professor do ensino básico, o projeto inclui um curso completo para capacitar o usuário a utilizar a Comunidade. Esse curso tem o formato de Massive Open Online Course (MOOC), ou seja, o usuário pode iniciar as atividades a qualquer momento, sem haver a necessidade de formação de turmas. O tempo de conclusão dependerá do ritmo que o cursista adotar para acesso às informações, o que garante sua maior autonomia.

O conteúdo da capacitação envolve embasamento teórico sobre a utilização dos recursos da EAD na educação presencial, informações mais instrumentais sobre as funcionalidades do Moodle (como criar uma tarefa, por exemplo) e orientação pedagógica, com propostas de temas de abordagem e sequências didáticas. Nessa última etapa, o participante pode exercitar a utilização dos recursos. Dezenove vídeos foram produzidos para garantir um repasse eficiente do conteúdo.

O ambiente virtual possui também uma biblioteca, na qual o professor encontrará links para portais e sites que oferecem conteúdos didáticos de apoio. Professores e profissionais interessados em conhecer a plataforma devem acessar o link http://lppi.ded.ufla.br/landell/, pelo qual poderão obter outras informações sobre o trabalho, saber detalhes sobre o curso de capacitação e, havendo interesse em criar uma sala de aula virtual, poderão entrar em contato com a equipe responsável.

A combinação de recursos da educação presencial com os da educação a distância é uma tendência apontada por estudiosos. “Como se constatou que existe grande carência de ambientes virtuais que possam ser usados por escolas públicas, nossa expectativa é de que a Comunidade Landell contribua para a ampliação do uso de tecnologias digitais nas atividades de ensino-aprendizagem da educação básica e, com isso, colabore para a melhoria do ensino público”, afirmam Alexandre e o professor Ronei.

Acesse a plataforma: http://lppi.ded.ufla.br/landell/

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA