Se você é apreciador da indústria do audiovisual, muito provavelmente sua atenção está voltada para o universo de seriados nas plataformas de streaming, na TV e na internet.  Nas horas vagas, você passa horas e horas no sofá assistindo a vários episódios? Essa onda é tão grande que os hábitos e as preferências de consumidores das séries televisivas foram analisados em uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Para definir o perfil dos consumidores das séries de TV, pesquisadores do grupo de estudos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de Administração e Economia (DAE) entrevistaram 303 pessoas com idade entre 18 e 45 anos no município de Lavras. Dados apontaram que 60% dos entrevistados assistem a apenas uma série de cada vez, enquanto o restante acompanha várias ao mesmo tempo. Os espectadores seguem espisódios, em média, 4 horas por semana e, sobretudo, durante a noite. Na maioria das vezes, a pessoa assite ao programa sozinho (65%), enquanto 18% veem ao lado do namorado, 11% com a família e 5% entre amigos.  

O levantamento informou que metade das pessoas fazem maratonas, ou seja, tem o hábito de emendar um episódio atrás do outro.  Do total, 10,3% compram produtos relacionados às séries, como camisetas, canecas, boton e fantasias dos personagens. Entre o público mais fiel, 36% interage na internet com outros fãs em fóruns e grupos de redes sociais. 

Friends

O número de produções para TV é tão grande que parece cada vez mais difícil escolher quais séries acompanhar. Ao todo,  os entrevistados citaram 174 séries nos questionários. Mas ainda são os fãs do seriado americano “Friends” que posicionam o programa no topo das preferências (7,4%) – um fenômeno audiovisual que desde 1994 fez rir telespectadores de todo o mundo.  Game of Thrones ocupa o segundo lugar no ranking dos prediletos, com 6,25%, seguido de Gray´s Anatomy (5,7%).  “Embora Friends lidere as preferências, as pessoas têm gostos diversos e a quantidade de produtos citados mostra como o mercado das séries é muito competitivo”, frisa o orientador do estudo e professor de Marketing do DAE, Daniel Carvalho Rezende.

Séries x Filmes

Em um movimento que se acentuou nos últimos anos, as séries atropelaram a indústria do cinema e assumiram o protagonismo no debate cultural. Fenômeno mundial, consumidores de Lavras confirmaram esse padrão de comportamento que levou o cinema ao papel de coadjuvante na atualidade.

Pelo menos 40% dos entrevistados assumiram ver menos filmes depois de começar a acompanhar os seriados. O número de idas ao cinema é menor: 90% afirmaram assistir estreias na telona uma ou nenhuma vez por mês. “Cinema é um lazer esporádico, provavelmente pelo alto custo e necessidade de sair de casa até outro local”, ressalta o orientador.

O formato de seriado foi o que melhor acompanhou a mudança de hábitos do espectador. “Atraiu tanto diretores quanto artistas que migraram do cinema para as séries. Nelas, o público encontra temáticas mais adultas, enquanto as grandes produções do cinema estão infantilizadas, concentradas em desenhos animados e super-heróis. Embora filmes também tenham continuações, a própria natureza da série dá mais espaço para o roteirista contar uma história e conquistar a atenção do público por muito tempo, gerando um vínculo maior”, explica.

 

Reportagem: Pollyanna Dias, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig

Edição dos Vídeos: Luís Felipe Souza Santos  - bolsista  Dcom/UFLA  

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA