Premiação internacional é uma das mais concorridas da área de nutrição animal.
Considerada uma das mais importantes e prestigiadas prêmiações da área de nutrição animal, o Prêmio de Inovação Roullier (Roullier Innovation Awards) tem como vencedor, na edição 2020, o projeto intitulado “Uso de uma abordagem de biologia de sistemas para otimizar a nutrição de nitrogênio e fósforo durante as fases iniciais da vida em bovinos”(em inglês, “Use of system biology approach to optimize Nitrogen and Phosphorus nutrition during early life development of cattle), e é liderado pelo professor da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA Mateus Pies Gionbelli, juntamente com o professor Marcio Duarte do Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O projeto tem como objetivo otimizar a nutrição e fisiologia durante os estágios iniciais do desenvolvimento do gado, ou seja, desde o período de gestação dos bovinos, por meio de um melhor entendimento global dos mecanismos fisiológicos e bioquímicos envolvidos, correlacionando informações zootécnicas e dados “ômicos”, analisados de acordo com seu domínio: conjunto de genes (genômica), RNA (transcriptômica), proteínas (proteômica), metabólitos (metabolômica).
Para o professor Mateus, o prêmio, além de auxiliar no desenvolvimento da pesquisa, é também um grande estímulo para continuidade e evolução das pesquisas do grupo. Os professores lideram o grupo de pesquisa do CNPq sobre Nutrição Gestacional e Programação Fetal. As pesquisas realizadas pelo grupo iniciaram no Brasil em 2014, e diversos artigos científicos já foram publicados em revistas científicas de impacto mundial na área. O projeto será importante para gerar conhecimento inovador para a ciência e setor produtivo, além de contribuir para a formação de alunos de graduação e pós-graduação de ambas as instituições que poderão atuar no projeto.
A edição 2020 do Innovation Awards Roullier, promovida pelo Centro Mundial de inovação do Grupo Roullier (CMI), recebeu mais de 100 projetos candidatos ao prêmio, nas áreas de Nutrição Vegetal e Nutrição Animal, oriundos de mais de 30 países. Dois júris internacionais revisaram rigorosamente os projetos e escolheram os vencedores baseados em critérios como inovação científica e potencial industrial. Segundo os jurados, o projeto das duas universidades mineiras possui o equilíbrio ideal entre excelência científica e utilidade industrial.
Para o desenvolvimento do projeto, os pesquisadores contarão com o financiamento de 75 mil euros e um contrato de pesquisa de um ano como premiação. Conforme o professor Mateus, a premiação é muito gratificante.“Isso mostra que o que temos pesquisado é relevante para a ciência e a indústria em nível mundial", diz.
Esta foi a primeira vez que, além de nutrição vegetal, houve premiação também para a área de nutrição animal. O resultado da edição 2020 saiu este mês e a premiação foi realizada on-line.
Reportagem: Karina Mascarenhas - Jornalista, Bolsista DCOM/UFLA