Prof. Mateus Pies Gionbelli (UFLA) e  Prof. Marcio Duarte(UFV) coordenadores do projeto premiado

 Premiação internacional é uma das mais concorridas da área de nutrição animal.

Considerada uma das mais importantes e prestigiadas prêmiações da área de nutrição animal, o Prêmio de Inovação Roullier (Roullier Innovation Awards) tem como vencedor, na edição 2020, o projeto intitulado “Uso de uma abordagem de biologia de sistemas para otimizar a nutrição de nitrogênio e fósforo durante as fases iniciais da vida em bovinos”(em inglês, “Use of system biology approach to optimize Nitrogen and Phosphorus nutrition during early life development of cattle), e é liderado pelo professor da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA Mateus Pies Gionbelli, juntamente com o professor Marcio Duarte do Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O projeto tem como objetivo otimizar a nutrição e fisiologia durante os estágios iniciais do desenvolvimento do gado, ou seja, desde o período de gestação dos bovinos, por meio de um melhor entendimento global dos mecanismos fisiológicos e bioquímicos envolvidos, correlacionando informações zootécnicas e dados “ômicos”, analisados ​​de acordo com seu domínio: conjunto de genes (genômica), RNA (transcriptômica), proteínas (proteômica), metabólitos (metabolômica).

Para o professor Mateus, o prêmio, além de auxiliar no desenvolvimento da pesquisa, é também um grande estímulo para continuidade e evolução das pesquisas do grupo. Os professores lideram o grupo de pesquisa do CNPq sobre Nutrição Gestacional e Programação Fetal. As pesquisas realizadas pelo grupo iniciaram no Brasil em 2014, e diversos artigos científicos já foram publicados em revistas científicas de impacto mundial na área. O projeto será importante para gerar conhecimento inovador para a ciência e setor produtivo, além de contribuir para a formação de alunos de graduação e pós-graduação de ambas as instituições que poderão atuar no projeto.Boi prof mateus 900

A edição 2020 do Innovation Awards Roullier, promovida pelo Centro Mundial de inovação do Grupo Roullier (CMI), recebeu mais de 100 projetos candidatos ao prêmio, nas áreas de Nutrição Vegetal e Nutrição Animal, oriundos de mais de 30 países. Dois júris internacionais revisaram rigorosamente os projetos e escolheram os vencedores baseados em critérios como inovação científica e potencial industrial. Segundo os jurados, o projeto das duas universidades mineiras possui o equilíbrio ideal entre excelência científica e utilidade industrial.

Para o desenvolvimento do projeto, os pesquisadores contarão com o financiamento de 75 mil euros e um contrato de pesquisa de um ano como premiação. Conforme o professor Mateus, a premiação é muito gratificante.“Isso mostra que o que temos pesquisado é relevante para a ciência e a indústria em nível mundial", diz.

Esta foi a primeira vez que, além de nutrição vegetal, houve premiação também para a área de nutrição animal. O resultado da edição 2020 saiu este mês e a premiação foi realizada on-line.

 

Reportagem: Karina Mascarenhas - Jornalista, Bolsista DCOM/UFLA

 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA