Por meio de uma rede de apoio mútuo e parcerias entre diversos setores da sociedade, departamentos da UFLA, professores e estudantes desenvolveram várias tecnologias para contribuir com o enfrentamento à Covid-19. Entre elas, estão:

  • Automatização de sistemas transitórios de respiração por intermédio de respiradores mecânicos “ambu”: procedimentos que até então ocorriam de forma manual por meio do bombeamento de ar feito por pressão no Ambu (uma espécie de reanimador de silicone que envia ar rico em oxigênio para os pulmões do paciente), passam a ser feitos de forma automática por um “braço mecânico” que substitui o movimento realizado por profissionais da saúde.

  • Produção de máscaras do tipo “face shield": o modelo, construído a partir de elementos biodegradáveis e com maior viabilidade econômica para produção em grande escala, promove a proteção do profissional da saúde, evitando o contágio do vírus em decorrência da exposição a gotículas expelidas pelos pacientes.

  • Cabine de desinfecção humana: o equipamento faz a assepsia através de fluidos desinfetantes pulverizados por um período de três segundos em todo corpo da pessoa que estiver no interior do dispositivo. Pode ser alocado em ambientes como entrada de hospitais de campanha, auditórios, refeitórios, entre outros.

  • Adaptador que converte máscaras de mergulho em máscaras para respiradores mecânicos: o dispositivo une a máscara de mergulho, que é extremamente vedada, ao ventilador hospitalar mecânico, e impede que as partículas respiratórias do paciente sejam expelidas para o ambientem e contaminem o entorno.