O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental da Universidade Federal de Lavras (PPGECA/UFLA) realizou sua primeira defesa de mestrado. Com o título, “Educação Ambiental na Gestão da Coleta Seletiva Domiciliar em Lavras”, a dissertação foi desenvolvida pelo discente Juliano Jorge de Freitas Salgado, com a orientação da professora Rosângela Alves Tristão Borém.
"Essa dissertação reflete a filosofia do Programa, que visa à formação de professores em uma perspectiva científica com olhar crítico acerca da realidade social, histórica, política, cultural e ambiental do País", ressalta o coordenador do programa de pós-graduação, professor Antônio Fernandes do Nascimento Júnior.
A pesquisa analisa e discute a abordagem da Educação Ambiental para coleta seletiva domiciliar no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) do município de Lavras e em documentos correlatos. “É somente por meio de atividades educacionais que todos os segmentos da sociedade civil conseguirão compreender e agir de forma sustentável. Essas atividades, por sua vez, precisam ser desenvolvidas obrigatoriamente pelo poder público em parceria com todos os segmentos da sociedade civil”, justifica Juliano.
Além da análise dos documentos, a pesquisa incluiu a aplicação de questionários aos agentes envolvidos na coleta seletiva de Lavras: a Prefeitura, o Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane) e a Associação de Catadores de Lavras (Acamar). O levantamento teve o propósito de verificar e caracterizar as ações, projetos e programas de educação ambiental desenvolvidos no município.
O programa de educação ambiental traçado no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Lavras foi projetado para execução em um período de 20 anos (2017 a 2037). A coordenação é realizada pela Prefeitura e pelo Cosane, respectivamente. Em parceria com a Prefeitura, a Acamar promove atividades de educação ambiental, com entrega de panfletos e o recolhimento de recicláveis nos domicílios.
O estudo evidencia que a maioria das atividades de educação ambiental de Lavras é voltada para o ambiente educacional escolar e, por meio desse, para a sociedade. Na avaliação de Juliano, “o município tem avançado nos aspectos do gerenciamento da coleta seletiva e de educação ambiental nos últimos anos. Contudo, as atividades contemplam em parte a real necessidade da população, necessitando de ações mais interativas e contínuas das instituições promotoras da coleta seletiva”.
Para a professora Rosângela, é muito simbólico que a primeira dissertação do programa de pós-graduação analise a realidade local. “Um dos objetivos do nosso mestrado é contribuir para um projeto de sociedade mais justo e sustentável, por meio da educação ambiental. A dissertação reverencia esta cidade que nos acolhe, direcionando nossos conhecimentos para a melhoria da Educação Ambiental em Lavras”.
Rosângela ressalta, ainda, que esse conhecimento e essa transformação podem ter um alcance muito mais amplo. “Juliano é morador de Belém (PA), veio cursar o mestrado para ter conhecimentos que podem contribuir para a transformação da sociedade na qual vive, mesmo sabendo que este é um processo longo e difícil, mas possível.”
A dissertação foi defendida no dia 19/3. A banca examinadora também foi composta pelas professoras Catarina Teixeira, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e Jacqueline Magalhães Alves, do Departamento de Educação da UFLA.