O diabetes mellitus, uma enfermidade crônica que impacta um grande contingente de pessoas em todo o mundo, foi objeto de crescente preocupação durante a pandemia de Covid-19. Uma correlação preocupante veio à tona, ligando essa condição à infecção pelo coronavírus. Dados epidemiológicos evidenciaram que os indivíduos portadores de diabetes fazem parte de um grupo de alto risco para doenças infecciosas, especialmente aqueles que também apresentam resistência à insulina, sofrendo um aumento de 50-60% no risco de infecções pulmonares.

A gravidade desse cenário despertou o interesse de Álvaro Eduardo Alves, estudante do nono período do curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Sob a orientação do pró-reitor de Pesquisa da UFLA e professor do Departamento de Medicina, Luciano José Pereira, Álvaro embarcou em uma jornada científica que avaliou os impactos da pandemia de Covid-19 no controle metabólico de pacientes com diabetes, utilizando dados dos sistemas de saúde tanto público quanto privado de Lavras.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores tiveram acesso aos registros médicos de pacientes que receberam acompanhamento clínico do Sistema Único de Saúde (SUS) e particular,  entre julho de 2019 e junho de 2021. A amostra do estudo foi composta por 288 pacientes, dos quais 111 eram adultos e 177 eram idosos. O estudo lançou luz sobre os efeitos das medidas de restrição social implementadas durante a pandemia no controle dos parâmetros metabólicos de pacientes diabéticos.

O estudante destaca que os resultados do estudo apontam para diferenças significativas no controle metabólico dos pacientes durante a pandemia, com distinções notáveis entre os pacientes atendidos pelo SUS e pela assistência particular.

“Entre os adultos, observou-se um aumento no peso corporal e nos níveis de LDL-c (quantidade no sangue de colesterol LDL, também chamado colesterol “ruim”), particularmente entre os pacientes em uso de insulina. Além disso, os adultos que dependem do sistema público de saúde apresentaram níveis mais elevados de HbA1c (hemoglobina presente naturalmente nos eritrócitos humanos que é útil na identificação de altos níveis de glicemia), indicando desafios adicionais no controle do diabetes durante a pandemia”, explica Álvaro, destacando que no caso dos idosos em uso de insulina houve uma diminuição nos níveis de glicemia.

“Surpreendentemente, o peso corporal diminuiu nos pacientes atendidos pelo sistema privado, enquanto a glicemia diminuiu tanto nos pacientes do SUS quanto nos particulares. Além disso, notou-se que o aumento do peso corporal foi mais pronunciado entre os adultos do que entre os idosos ", disse.

O professor Luciano José Pereira ressalta sobre a importância de compreender esses impactos para orientar políticas de saúde mais eficazes e estratégias de cuidado direcionadas aos pacientes com diabetes em meio a uma pandemia. “A pesquisa busca fornecer insights cruciais que podem orientar futuras decisões nos sistemas de saúde público e privado em relação a esse grupo de indivíduos em situações semelhantes”, destacou.

Luciano ressalta que os resultados além de evidenciar as vulnerabilidades dos sistemas de saúde, enfatizam a necessidade de abordagens diferenciadas para distintos grupos etários e modalidades de assistência médica. “O estudo demonstra o compromisso da comunidade acadêmica de Lavras na busca por respostas para os desafios de saúde que enfrentamos. As descobertas possuem um potencial transformador, capaz de guiar futuras intervenções de saúde pública e, assim, aprimorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes com diabetes em meio ao contexto desafiador de uma pandemia”, finalizou.

Pesquisa premiada

O êxito de Álvaro nessa pesquisa científica foi reconhecido duplamente, com seu projeto de iniciação científica sendo financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A primeira premiação foi realizada durante o 35º Congresso de Iniciação Científica da UFLA (Ciufla), quando Álvaro recebeu o prêmio destaque do congresso. O outro prêmio, por sua vez, foi o de segundo lugar, obtido no XIX Congresso Mineiro de Endocrinologia e Metabologia, realizado no fim de 2022.

Para Álvaro, receber o prêmio “trouxe uma emoção muito grande, especialmente por participar dos meus primeiros congressos, estando ainda no 7° período do curso e ser premiado entre tantos trabalhos extremamente relevantes. Esses resultados mostram que todo o esforço empenhado valeu a pena e que tudo isso ajuda, de fato, a fortalecer a importância da pesquisa científica como uma forma de entendermos os impactos da pandemia na saúde da população”, ressaltou.

A pesquisa intitulada “Efeitos do Isolamento Social da Pandemia de Covid-19 Sobre o Controle Metábolico de Pacientes com Diabetes Mellitus: estudo corte retrospectivo”, foi publicada na revista internacional Primary Care Diabetes. O periódico, com sede na Europa, publica artigos de pesquisa originais e revisões de alta qualidade nas áreas de cuidados clínicos, educação em diabetes, nutrição, serviços de saúde, pesquisa psicossocial e epidemiologia e outras áreas. O artigo completo está disponível neste link

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.