A extensão universitária é uma das principais atividades desenvolvidas pelas universidades e tem o objetivo de promover uma interação transformadora entre essas instituições e outros setores da sociedade, por meio de processos interdisciplinares, educativos, culturais, científicos e políticos. A partir de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi produzida uma cartilha informativa sobre a extensão na Universidade. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) definiu pela utilização institucional da cartilha, que vai auxiliar no fortalecimento e esclarecimentos sobre esse pilar do ensino superior público no País.

A cartilha torna possível compreender melhor o papel da extensão no contexto da universidade e a importância da sua prática para o desenvolvimento social e cultural. É o que afirma a responsável pela pesquisa e mestranda da UFLA Raquel de Figueiro Ananias.

A pesquisadora também revela os benefícios da extensão universitária para a sociedade, observados durante o estudo: a promoção da cidadania, o combate à desigualdade social e o estímulo ao diálogo entre a academia e a comunidade. Além disso, na cartilha são fornecidas dicas e orientações sobre como a comunidade pode participar e se envolver com os projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade.

Raquel foi orientada pela professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA) Viviane Santos Pereira.

Passo a passo

O trabalho de pesquisa que subsidiou a produção da cartilha foi publicado no Repositório Institucional da UFLA em abril de 2022. Todas as etapas foram realizadas on-line, devido à pandemia de Covid-19. Na primeira etapa, foi feita uma pesquisa para que se pudesse conhecer o entendimento e as demandas dos bolsistas de extensão da UFLA quanto à extensão universitária, como também verificar se teriam predisposição para participar e contribuir com a realização das demais etapas do trabalho.

Participaram do levantamento, de forma anônima e voluntária, 35 bolsistas selecionados pelos editais Proec nº 1/2021 e nº 4/2021. Eles responderam um questionário semiestruturado, enviado por e-mail.

Os resultados dessa etapa mostraram que 77% dos bolsistas participantes da amostra já possuíam alguma informação ou conhecimento sobre extensão universitária antes de sua participação na pesquisa. Outro dado apurado foi que 48% dos bolsistas compreendem a extensão universitária como a dimensão acadêmica que se relaciona com a sociedade em uma perspectiva mais próxima da antidialógica, uma vez que a associam à ideia de a universidade levar, transferir, repassar, divulgar, disseminar conhecimentos para sociedade. Em contrapartida, 34% dos participantes possuem o entendimento de que extensão universitária é a dimensão acadêmica que se relaciona com a sociedade em uma perspectiva mais próxima da dialógica, associando-a com comunicação, troca de conhecimento e saberes, no sentido de ensinar e aprender com a sociedade. 18% deram respostas inconclusivas.

Das cinco modalidades de ações de extensão possíveis de serem realizadas por uma universidade, 66% dos participantes demonstraram conhecer uma ou duas apenas, sendo “evento” a modalidade mais conhecida, citada por 46%, e “programa” a menos conhecida, mencionada  por 9%.

Ao serem questionados sobre a diferença entre programas, projetos, cursos e eventos de extensão, 51% dos bolsistas afirmaram saber, 40% afirmaram desconhecer e 9% afirmaram não ter certeza.

A pesquisa também concluiu que as diretrizes que orientam as ações de extensão eram desconhecidas por 80% dos bolsistas e os demais as conheciam de forma parcial.

A partir da análise das respostas a esse questionário, foi elaborado um minicurso on-line sobre extensão universitária, de acordo com a demanda verificada, no intuito de contribuir com a formação dos discentes bolsistas a respeito dessa atividade. Durante o minicurso, os bolsistas participantes foram convidados a colaborar com a confecção e a avaliação da cartilha, formando-se uma comissão para essa finalidade.

Acesse a pesquisa completa gratuitamente no Repositório Institucional da UFLA.

Acesse também no Repositório da UFLA a cartilha produzida no estudo.

 

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA